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O processo de compra online

Quando um usuário de internet deseja comprar algum produto, ele basicamente faz sempre o mesmo processo. Claro, estou generalizando, pois estou falando de um processo que é feito pela grande maioria dos consumidores digitais.

Atualmente, com a grande diversidade de opções de produtos e a variação dos preços nas mais diversas plataformas, os consumidores digitais, realizam um processo de pesquisa do produto através dos motores de busca (Google, Yahoo, etc).  Essa busca inicial é despertada pelo desejo do usuário em ter o produto. O que faz com que ele pesquise todas as características e comparativos com outros produtos na internet.

É nessa primeira etapa do processo de compra que alguns e-commerce já se destacam dos demais, através do uso correto das ferramentas do Google Adwords e Google Insights for Search. Essas duas ferramentas são excelentes e essenciais para que o seu negócio digital se destaque. Através dela você ou o seu Gestor de Tráfego entenderá como o usuário realiza a pesquisa por esse produto de forma de direcionar ele até o seu e-commerce. É muito importante saber como o usuário vai fazer uma busca pelos produtos vendidos na sua loja online.

Após o usuário ter realizado a pesquisa sobre o produto, é a partir de agora que vai começar a decidir sua compra. Ele vai entrar nos sites das marcas para saber tudo sobre o celular escolhido, é preciso que o site tenha uma linguagem mais informal que converse com o usuário na mesma linguagem. Nem que seja usado um blog para isso. E, nesse aspecto, a loja virtual pode oferecer informações mais acertadas que o site da própria marca – não porque ele tem um maior número de informações, mas por ter tudo de forma mais acessível ao cliente, com um linguajar melhor, oferecendo uma aproximação e iniciando, assim um relacionamento.

 

O e-commerce trabalha com expectativa. Os consumidores digitais querem comprar um produto e usá-lo na hora. Se eu vou na loja e compro um produto, eu saio da loja com o produto em mãos. Na loja online tenho que esperar alguns dias. Em geral, aceitamos esses dias, desde que estejam explícitos no momento da compra e sejam cumpridos a risca. Se entregar antes do prazo, melhor ainda para a reputação da marca.

E agora o e-consumidor comprou? Sim, agora sim. Mas é realmente necessário todo esse fluxo para uma compra? Sim, é! Por mais que as taxas de compra por e-mail sejam altas em e-commerce, está cada vez mais difícil acreditar que o usuário compre um produto sem pesquisar muito bem antes. Às vezes o usuário quer uma nova TV e está pesquisando e, no momento em que está quase decidindo, o Ecommerce lhe envia um e-mail com uma promoção do mesmo aparelho, ou de um muito similar. Ele opta por comprar no neste local devido ao e-mail marketing, mas já havia pesquisado antes.

Vamos elevar as vendas do seu negócio?

Aperta o PLAY e vem com a gente!

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